O prefeito Sérgio Azevedo decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Jacques Carvalho de Rodrigues, que morreu nesta quinta-feira (17) aos 92 anos em Poços de Caldas.
Jacques foi fundador do Pronto Socorro Assistencial Social e era referência no trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
A morte foi confirmada às 5h40. Segundo nota publicada pelo hospital, Jacques estava internado na UTI desde terça-feira (15) em decorrência de complicações de um AVC sofrido no início de outubro.
O sepultamento deve acontecer nesta sexta-feira (18), às 10h, no Cemitério da Saudade.
Biografia
Jacques Carvalho de Rodrigues nasceu em Campestre (MG). Formado em odontologia, ele dedicou sua vida para ajudar pessoas, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Uma história marcada por caridade, acolhimento e solidariedade reconhecida na cidade e região.
Na década de 70, fundou o Pronto-Socorro de Assistência Social, assistindo famílias e pessoas com distribuição de medicamentos, doação e empréstimos de cadeiras de rodas, muletas, camas hospitalares, inclusive, com atendimentos odontológicos.
Jacques também encaminhava pessoas em situação de rua para albergues, buscava tratamento para dependentes químicos, tuberculosos, com doenças mentais, e outras enfermidades que procuravam o primeiro acolhimento no Pronto-Socorro de Assistência Social.
As doações recebidas de empresas locais e da comunidade em geral, viabilizaram a distribuição de cestas básicas, curativos, cobertores e móveis para famílias necessitadas.
O Pronto-Socorro fundado por ele fica localizado na Avenida Comandante Ary Lopes Buono, no bairro Jardim Ginásio.
Homenagens
Em outubro deste ano, Jacques foi homenageado durante o Festival Estudantil de Teatro em Poços. A homenagem foi feita pela Escola Municipal Carmélia de Castro, que recebe aulas de teatro e dança oferecidas pelo projeto Comunicação e Expressão, desenvolvido por Dema Mello e Gisa Carvalho, filha de Jacques.
O espetáculo ‘Jacques, uma história de amor e caridade’ que levou ao público um pouco da história e momentos marcantes narrados por ele e encenados pelos aprendizes, como a “fila do sopão do Jacques” onde ele e voluntários distribuíam alimento para as pessoas em vulnerabilidade social. A peça foi dirigida por Dema Mello e contou com a participação da professora de dança e coreografa Gisa Carvalho, filha do homenageado, e também da colaboração de Ana Siqueira, que levou aos alunos da escola e ao público a importância de ações de solidariedade.
Comenda Dom Pedro II
Jacques também foi indicado para receber a Comenda Dom Pedro II, uma homenagem àqueles que se destacaram no desenvolvimento de Poços de Caldas.
O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou que cabe ao Poder Público interpretar os sentimentos da população, homenageando quem faz parte da história da cidade. “Nossas condolências aos familiares e amigos e nossa eterna gratidão a quem dedicou a vida fazendo o bem a todos”, destacou.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7