O prefeito Sérgio Azevedo assinou, nesta quinta-feira (30), na sede da Prefeitura Municipal, contrato de doação de área do município à APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Poços de Caldas, para construção, instalação e funcionamento da sede da entidade e um Centro de Ressocialização na cidade.
A solenidade de assinatura contou com a presença do presidente da APAC Deusimar Pereira, da promotora de Justiça Dra. Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, secretários municipal e dos representantes do legislativo vereador Kleber Silva, e vereadoras Luzia Martins e Regina Cioffi.
Pelo documento, o município cede à entidade um imóvel de 53.377,46 m2, avaliado aproximadamente em R$ 1.600.000,00 situado na localidade denominada “Moinho”, localizada na Rodovia Poços – Andradas, próxima ao antigo aterro sanitário.
O presidente da APAC, Deusimar Pereira, salientou a importância da parceria com o município, uma vez que, sem o Centro de Ressocialização, fica impossível a APAC funcionar efetivamente. “Somos uma associação sem fins lucrativos que têm como objetivo a ressocialização do apenado, e para podermos aplicar os métodos APAC é necessário a construção do Centro de Ressocialização. Atenderemos 200 detentos da cidade, abrangendo os regimes de prisão aberto, semi-aberto e fechado”, explicou o presidente da APAC.
A promotora de Justiça, Dra. Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, ressaltou que a construção do Centro de Ressocialização irá impactar na melhora da segurança pública do município. “Já conheço o trabalho desenvolvido pela APAC. Não é um trabalho que se iniciou agora, é um projeto de sucesso onde vem sendo instalada, e podemos constatar que o índice de ressocialização é muito grande, sendo importante não só o cumprimento da pena no seu caráter punitivo e retributivo, mas principalmente no seu caráter de ressocialização com foco na prevenção da prática de novos crimes”, completou a promotora de Justiça.
O prefeito Sérgio Azevedo pontuou que este é mais um importante benefício, dentre tantos outros, que a cidade vem recebendo e será de fundamental importância para melhorar a segurança da população poços-caldense. “No ano de 2018, fui conhecer o trabalho desenvolvido pela APAC na cidade vizinha de Pouso Alegre e fiquei surpreso com a metodologia aplicada. Na oportunidade fui recebido e acompanhado em toda a visita por um detendo, que me apresentou a instalação e me contou um pouco do método de trabalho. Naquele momento já percebi que é um projeto que realmente leva o detento a ressocialização na sociedade”, comentou o prefeito.
A administração municipal possibilitou a doação do terreno, por meio de projeto de lei enviado e aprovado pela Câmara de Vereadores neste mês, e, conforme o contrato firmado, o prazo de conclusão da obra é março de 2027.
A APAC
Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Ela ainda opera como entidade auxiliar do poder Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade.
O objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM