ONDA POÇOS

Prefeito de Poços confirma que transbordo de lixo não será na zona oeste da cidade

Compartilhe nas redes sociais

Durante reunião realizada na noite desta quinta-feira, 09, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, acompanhado de representantes de outros setores da prefeitura, afirmou para um grupo de moradores que o local para transbordo de lixo da cidade não será mais no Ponto da Cascata, zona oeste da cidade.

“Fiz questão de ir até o Marco divisório, explicar para os moradores da região sobre a polêmica causada nos últimos dias sobre o lixo. Algumas pessoas mais uma vez divulgaram informações falsas que o lixão da cidade seria instalado na localidade, o que é mentira. O que foi cogitado de instalar na saída da cidade, foi uma estação de transbordo, e após ouvir o apelo dos moradores, a ideia foi desconsiderada”, diz o esclarecimento do prefeito publicado em sua página em uma rede social.

A administração divulgou esta semana o edital do processo licitatório, na modalidade pregão, com menor preço, para a prestação de serviço de destinação final de resíduos sólidos urbanos e rurais coletados em Poços de Caldas, com transporte dos resíduos da estação de transbordo até um aterro sanitário classe II-A. Esta área será localizada na rodovia Geraldo Martins Costa (Rodovia do Contorno) km 25, Vila Brasil de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida por Ponto da Cascata.

De acordo com deliberação normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a Estação de transbordo é um local dotado de infraestrutura apropriada para a transferência de resíduos sólidos urbanos de um veículo coletor para outro veículo com maior capacidade de carga, que transportará estes resíduos até a unidade de tratamento e/ou destinação final. Nas estações de transbordo os resíduos coletados pelos caminhões compactadores são descarregados e, depois, colocados em carretas de maior capacidade que os levam até o aterro sanitário.

“Durante o encontro, Informei a todos que já estamos nos mobilizando para apontar um outro local para esta estação e tranquilizei os moradores sobre esta questão”, finalizou o prefeito.