O preço do arroz, que subiu 45% entre abril e a primeira semana de setembro, motivou a criação de diversos memes na internet nesta sexta-feira (11). Veja alguns:
Culpa
Ainda na semana passada, as associações mineira e brasileira de supermercados (Amis e Abras) soltaram notas admitindo a elevação exagerada de preços de produtos como arroz, feijão, leite, carne e óleo de soja. Também confirmaram limitações de quantidade de alguns itens na venda para garantir estoques. E se eximiram de responsabilidade, dizendo-se determinadas a combater tal fenômeno.
A culpa, informaram, seria exclusiva de indústrias e fornecedores do agronegócio, que estariam privilegiando as exportações, devido ao aumento da demanda externa, sobretudo chinesa, pela produção brasileira.
Além disso, o dólar alto desestimularia as importações para equilibrar a oferta interna, pressionada, por sua vez, pelo maior poder de compra dos menos favorecidos, devido ao auxílio emergencial do governo federal, e pela mudança em hábitos de consumo na pandemia. Ambas as entidades também informaram ter iniciado negociações com fornecedores para tentar reverter a situação.