ONDA POÇOS

Poucas vagas e processo vencendo | Entenda a situação vivida por quem está em busca da carteira de habilitação em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Candidatos que estão em processo para tirar a carteira nacional de habilitação têm enfrentado problemas para conseguir a marcação do exame em Poços de Caldas.

Alunos que começaram o processo desde 2019 correm contra o tempo, pois o vencimento do processo será no dia 31 de dezembro deste ano. Devido a pandemia, o processo de um ano, teve o prazo prorrogado para 31 de dezembro. Mas além destes alunos, também têm os candidatos que iniciaram o processo em 2023 que terão um ano para concluírem o processo.

O jornalismo da Onda Poços apurou junto a uma coordenadora de autoescola que, a quantidade de vagas ofertadas para exame sempre foi pouca e que essa situação se arrasta há muitos anos, e sempre oscila entre épocas de vagas suficientes e épocas de muita crise. A coordenadora informou que a Ciretran disponibiliza de 80 a 110 vagas semanais para Poços de Caldas, no entanto, essa quantidade não atende a demanda. No dia 21 foi realizado um mutirão onde 210 alunos que estavam com o processo para vencer foram atendidos, mas os que reprovaram querem marcar a reprova. A coordenadora informou que não é possível dar prioridade para alunos que estão com processo vencendo por achar injusto, visto que, todos têm direito ao exame de forma igualitária. Segundo ela, o ideal seria que tivesse banca extra ou abertura de vagas semanais em maiores quantidades e ter sempre vaga disponível para exame para quem quisesse fazer a cada 15 dias.

A aluna Yara Caroline Borges contou ao jornalismo da Onda Poços que iniciou o processo em dezembro de 2022. “Logo após, descobri que estava grávida. Como tive uma gestação de risco acabei fazendo as aulas teóricas nos dias em que conseguia, e assim que finalizei dei início nas aulas práticas. Porém, tive que adiantar o meu parto por conta dos riscos de pré-eclâmpsia e diabete gestacional, com isso parei as aulas no final de julho e tentei retorno em setembro, mas já estavam lotados e só consegui para outubro e novembro. Em uma conversa com a instrutora, ela me disse que não teria data para esse ano, pois alunos que estavam tirando durante a pandemia retornaram para finalizar. O que seria injusto para os alunos que deram início ao final do ano passado, e que, talvez por algum problema não conseguiram adiantar para tirar antes. É revoltante para todos, pois o prazo para eles foi prorrogado por mais um ano, e agora nós estamos sendo prejudicados, não tendo horários para marcar as aulas e não conseguindo realizar o exame”, relata. A aluna espera que medidas sejam tomadas e que sejam justas para todos.  “Que não sejamos obrigados a pagar a rematrícula caso passe do prazo de um ano para finalização do processo, que tenha outro mutirão, outra forma de que nós, alunos que demos início no processo em dezembro de 2022, não sejamos prejudicados”, finaliza.

O jornalismo da Onda Poços entrou em contato com a Polícia Civil de Minas Gerais que informou que, a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) adotou providências a fim de não prejudicar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesse sentido, já foi realizado um mutirão, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, que atendeu cerca 290 candidatos. A possibilidade de realização de novos mutirões está sendo avaliada, inclusive com o deslocamento das equipes da capital para atender a demanda.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q