Um posto de combustíveis de Caconde foi interditado por bomba baixa. A interdição ocorreu durante a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada nos dias 12 a 22 de agosto. O resultado da fiscalização foi divulgado nesta segunda-feira,26.
Segundo a Agência, no estado paulista foram fiscalizados 31 postos de combustíveis e cinco distribuidoras de combustíveis. Os fiscais estiveram nas cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Aguaí, Tapiratiba, Caconde, Vargem Grande do Sul, Pirassununga, Arujá, Mococa, Araraquara, Santo André, Diadema e Suzano.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
A ANP atuou em parceria com a Polícia Civil em São Paulo, Araraquara e Suzano, sendo que na capital também houve participação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP). Na capital dois postos foram autuados e interditados, um por comercializar gasolina comum e etanol em volume diferente do marcado na bomba (bomba baixa) e gasolina comum fora das especificações quanto ao teor de etanol. Além disso, se recusou a fornecer amostras ao Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP (PMQC). No segundo posto, foi constatada bomba baixa. Ainda em São Paulo, um posto foi autuado por romper os lacres e remover as faixas de interdição colocadas na fiscalização anterior sem autorização
Em Caconde houve a interdição por bomba baixa. E, em Pirassununga, um posto foi autuado e interditado por comercializar gasolina comum fora das especificações quanto ao teor de etanol. Um posto em Aguaí foi autuado por não funcionar no horário mínimo obrigatório.
Ainda segundo a ANP, não foram encontradas irregularidades nos demais municípios. No estado, foram coletadas 56 amostras de combustíveis para análise em laboratório. Os endereços das interdições e autuações não foram divulgados.