Pesquisar
Pesquisar
Home Destaques

Policiais militares de Minas Gerais devem usar câmeras na farda a partir de outubro

06/05/2022
in Destaques, Notícias, Policial
371 27
0
Policiais militares de Minas Gerais devem usar câmeras na farda a partir de outubro
Compartilhe nas redes sociais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar (PM) se reuniram hoje, 5 de maio, na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), para tratar da construção do projeto-piloto que definirá as formas e locais de uso pela corporação das câmeras operacionais portáteis (ou câmeras corporais) atreladas a instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), notadamente pistolas de emissão de impulso elétrico (PEIE). O projeto aborda também a criação de normas administrativas pela PM sobre treinamento e utilização desses equipamentos. A reunião foi presidida pelo procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt.

Em 2021, o Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp) aprovou R$ 4,2 milhões em recursos para a compra pela PM de centenas de câmeras corporais, bem como de número equivalente para a compra de pistolas de impulso elétrico (PEIEs), docas para descarga de dados e cartuchos de PEIEs. “O uso das câmeras, em conjunto com os outros equipamentos, irá produzir maior segurança para o trabalho policial e trazer maior transparência para a ação. E o projeto-piloto nos dará condições de avaliar o funcionamento e de desenhar o melhor uso desses equipamentos”, afirmou o chefe do Estado-Maior, coronel Eduardo Felisberto Alves.

Ao projeto, se soma a aquisição de outras câmeras, docas, PEIEs e cartuchos, por meio de recursos do acordo Judicial de Brumadinho. Neste momento, a PM realiza o processo de aquisição dos equipamentos e a elaboração do procedimento operacional padrão. Em seguida, a corporação realizará o treinamento da tropa. “Vamos trabalhar o projeto-piloto em todo o estado, porque precisamos testar o funcionamento desses equipamentos nas diversas realidades, tanto sociais e culturais, como de interação com a comunidade”, disse o chefe do Estado-Maior. De acordo com o coronel, a previsão é que em outubro desse ano os equipamentos comecem a ser usados.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e de Controle Externo da Atividade Policial (CAO-DH), promotor de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, os equipamentos vão proporcionar ao policial uma melhor estrutura para o combate ao crime. “Também vai ser um elemento de aprimoramento do trabalho policial e de otimização do emprego de força. Assim teremos uma polícia cada vez mais tecnológica, com normativas próprias e treinamentos apropriados, cumprindo com sua finalidade de proteger os seres humanos”, disse.

Para o promotor de Justiça, o uso da tecnologia vai trazer ganhos para o policial e para a sociedade. “Esperamos para este ano já ter resultados sobre o uso desses equipamentos, tanto para a proteção do policial – que terá como melhor fundamentar suas intervenções, evitando o uso de arma de fogo em certos casos – quanto para o cidadão, que terá mais um elemento de proteção”, disse.

O coordenador do CAO-DH ainda destacou o empenho do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, do presidente do Funemp, Jacson Campomizzi Filho, bem como agradeceu a participação dos promotores de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial da capital, Angelo Alexandre Marzano e Maria Fernanda Araújo Pinheiro Fonseca.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –  https://chat.whatsapp.com/LsQo5KeWvvGGWlfyPCwl57

Previous Post

Homem é preso por receptação e tráfico de drogas em Poços de Caldas

Next Post

Servidores estaduais recebem salários com reajuste de 10,06%

Related Posts

Motociclista é encontrado morto em rodovia de Santa Cruz das Palmeiras
Destaques

Homem tenta esganar companheira e é preso em cidade da região

24/11/2025
2.6k
Árvore cai em ciclovia da Avenida João Pinheiro; ninguém fica ferido
Destaques

Árvore cai em ciclovia da Avenida João Pinheiro; ninguém fica ferido

24/11/2025
3.4k
Painel do Sine: unidade de Poços de Caldas oferta 190 vagas de trabalho
Destaques

Conecta Poços oferece 670 vagas de emprego nesta terça-feira (25)

24/11/2025
3k
ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar
Destaques

ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar

24/11/2025
2.6k
Next Post
Governo de Minas pagará 13º salário dos servidores em parcela única no dia 15/12

Servidores estaduais recebem salários com reajuste de 10,06%

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG