Nesta sexta-feira, 1º de novembro, começa o período de reprodução dos peixes, conhecido como Piracema. Para preservar as espécies nativas, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Comando de Policiamento Especializado e com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), lançou a Operação Piracema em todo o estado.
Em cumprimento às legislações federais e estaduais, o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM MAmb) realizará fiscalizações em pescadores, peixarias e outros estabelecimentos que comercializam pescado. O objetivo é combater a pesca predatória e o comércio irregular de peixes nativos sem comprovação de origem, em risco de extinção ou abaixo do tamanho permitido, visando à preservação das populações de peixes.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A operação inclui ações preventivas e repressivas nos cursos d’água do estado, fiscalização de estabelecimentos que vendem pescado in natura e campanhas de conscientização sobre a importância do período de defeso para a reprodução das espécies.
Durante a operação, a Polícia Militar utilizará embarcações, drones e outras tecnologias para intensificar a fiscalização.