ONDA POÇOS

Polícia Federal abre investigação contra fake news sobre tragédia no RS

Foto: Gustavo Mansur/EBC

Compartilhe nas redes sociais

O Ministério Público solicitou que a Polícia Federal investigue perfis que espalham fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. A lista de influenciadores está disponível aqui.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

O ofício foi redigido pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, e ele lista influenciadores digitais, contas em redes sociais e postagens na internet que disseminam informações falsas sobre as operações de resgate e recuperação no estado gaúcho. Além disso, alguns perfis criminosos têm se aproveitado da catástrofe para divulgar links de falsas arrecadações, o que, além de ser crime, gera desconfiança e pode inibir doações para tantos que estão em situação de vulnerabilidade no momento.

A investigação terá o comando da Polícia Federal e a parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), acionando os órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos culpados.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira, 8, o governo gaúcho confirmou 95 mortes e 131 desaparecidos. Quase 80% das cidades do estado foram afetadas e a previsão ainda é de chuva para os próximos dias.