Search
Search
Home Notícias Geral

Polícia Civil soma quase 1,5 mil operações de combate à criminalidade

22/12/2020
em Geral, Notícias
386 12
0
Polícia Civil soma quase 1,5 mil operações de combate à criminalidade

Foto: Divulgação PCMG

Compartilhe nas redes sociais

Embora 2020 tenha sido um ano atípico devido à pandemia da covid-19, os serviços de investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foram ininterruptos. As ações de enfrentamento à criminalidade violenta e à atuação de organizações criminosas ocorreram rotineiramente e resultaram em 1.472 operações policiais deflagradas em todo o estado, entre janeiro e novembro.

No período, houve cerca de 3,7 mil prisões de envolvidos na prática de crimes e 99 apreensões de adolescentes infratores. Quanto a procedimentos policiais concluídos – como inquéritos, autos de prisão e de apreensão em flagrante, Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e pedidos de medidas protetivas – a produtividade chega a 297,4 mil, alcançando todos os departamentos da PCMG, de janeiro a outubro.

De acordo com a superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegada-geral Ana Cláudia Oliveira Perry, os números refletem o trabalho comprometido das equipes, desde a gestão até o efetivo desempenho das atividades. “Este 2020 foi um ano de adversidades, mas a Polícia Civil as enfrentou e não parou nenhum dia. O esforço e a dedicação de cada um dos servidores da instituição estão expressos na efetividade dos resultados, fruto de investigação qualificada da PCMG para a promoção da Segurança Pública por todo o estado”, destaca.

Além do empenho dos policiais civis lotados nas unidades responsáveis pelas operações e demais procedimentos, as atividades contaram com a colaboração das equipes do Canil e da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG. No combate ao tráfico de drogas, dez cães farejadores, acompanhados dos policiais adestradores, auxiliaram em 52 operações, de janeiro a novembro, realizando 162 buscas em alvos distintos na capital, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior do estado. Já o apoio aéreo esteve presente em 48 ações policiais.

Integração

A Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária (SIPJ) ressalta ainda o resultado de ações conjuntas da PCMG e demais forças de Segurança, entre elas as fases I e III da operação Divisas Integradas, de repressão à organização criminosa e à explosão de caixas eletrônicos em diversos estados. Nas duas etapas, em julho e outubro, foram cumpridos 780 mandados de prisão. Também foram cumpridos 298 mandados de busca e apreensão, sendo recolhidas 18 armas e 60 quilos de drogas.

Outro exemplo é a operação Caixa Forte, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (Ficco-MG), composta pelas polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, além dos departamentos penitenciários federal e estadual. Considerada a maior operação da história contra uma facção criminosa, a intervenção foi em agosto, em 19 estados e no Distrito Federal. Foram presas 422 pessoas e cumpridos 201 mandados de busca e apreensão. Em um dos alvos, em Santos (SP), os policiais encontraram mais de R$ 6 milhões em espécie.

Contra a sonegação fiscal na agropecuária, a operação Quem Viver Verá, realizada por PCMG, Ministério Público, receitas estadual e federal, também teve bons resultados. Trata-se de um milionário esquema de sonegação de tributos comandado por profissionais que atuam como corretores de milho, soja e feijão. Foram cumpridos 73 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, 15 em Goiás, nove em São Paulo, cinco no Distrito Federal, dois no Paraná e na Bahia e um no Rio de Janeiro.

Prevenção e combate

A Polícia Civil também participou de diversas atividades preventivas, especialmente on-line. Uma delas foi o 2º Seminário Integrado de Prevenção à Violência Doméstica, promovido por PCMG, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Polícia Militar, com o objetivo de qualificar o atendimento às vítimas a partir da capacitação dos profissionais que trabalham diretamente no combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.

Dentro da Semana Nacional de Combate às Drogas, em junho, a Polícia Civil realizou 81 operações em todo o estado. No total, 127 pessoas envolvidas no tráfico de entorpecentes foram presas e 223 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, fruto de investigação criminal. O resultado foi a apreensão de mais de 1 tonelada de drogas e a incineração de 13 toneladas das substâncias ilícitas. Participaram dos trabalhos 700 policiais civis, com uso de 250 viaturas.

Outra campanha de destaque foi no Carnaval, com objetivo de enfrentar e erradicar pedofilia, intolerância e importunação sexual. Durante as festividades, a Polícia Civil montou um planejamento operacional para as regiões onde o evento é realizado tradicionalmente. A instituição mineira também integrou o Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2020 e está escalada para o dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para janeiro de 2021.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I6CrfUAMzSyFuP3fopAQlm

Tags: combatecriminalidadeMinas GeraisPolícia Civil
Notícia Anterior

Mais de oito mil quilos de alimentos são doados para instituições nesta terça-feira

Confira também

Vacina AstraZeneca terá primeiras doses disponíveis em fevereiro

Posts Relacionados

Veículo capota após colisão em cruzamento no Sul de Minas
Destaques

Veículo capota após colisão em cruzamento no Sul de Minas

05/07/2025
2.5k
Pé-de-Meia chega hoje (25) para quem se formou no ensino médio em 2024
Brasil

Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor

05/07/2025
2.5k
Incêndio atinge terreno em Poços de Caldas
cidade

Incêndio atinge terreno em Poços de Caldas

05/07/2025
2.5k
Confira; regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira (1°)
Brasil

BC suspende três instituições do Pix após ataque cibernético; confira

05/07/2025
2.5k
Confira também
Ministério da Saúde informa que vacina será apenas para o grupo de risco em 2021

Vacina AstraZeneca terá primeiras doses disponíveis em fevereiro

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato