A Polícia Civil resgatou 41 cães em uma casa no centro de Poços de Caldas, nesta quarta-feira,28. Os policiais foram ao endereço na Rua Paraíba, após receberam denúncia de que no local estaria ocorrendo maus-tratos contra os animais e que também estaria ocorrendo o descarte de animais mortos no lixo em via pública.
Segundo a Polícia, os investigadores não constataram restos de animais mortos no lixo, mas em conversa com a moradora da casa, uma mulher de 59 anos, viram ainda do lado de fora da casa, uma quantidade enorme de cães. A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi acionada. Veja o vídeo AQUI.
CENÁRIO
Segundo a Polícia, os investigadores encontraram uma pequena casa, os cômodos estavam repletos de móveis, materiais e utensílios velhos, levando a crer que a moradora sofre de acumulação compulsiva, síndrome também conhecida como transtorno de acumulação.
Ainda conforme a Polícia, no estreito corredor, na cozinha e em um pequeno quarto havia um total de 41 cães das raças lhasa e shit tzu, de várias idades, inclusive filhotes recém-nascidos, além de fêmeas prenhas. O ambiente estava limpo, livre de fezes e urina, porém, com forte odor característico.
Os animais se alimentavam de ração, no local haviam vasilhas com água à disposição. Ainda conforme a Polícia, aparentemente, nenhum cão foi visto com ferimento externo.
O QUE DIZ A MULHER
A mulher contou aos policiais que se dedica aos animais em tempo integral e que chegou a comercializá-los. Também disse que procura cuidar muito bem dos cães, dando lhes apenas ração, cujo gasto mensal com suprimento é bem alto. Relatou ainda que alguns são vacinados, mas não tem controle de vacina, que apenas um cão é castrado, este é o motivo da reprodução acelerada.
Providências adotadas
Como os policiais não encontraram dolo na conduta da moradora já que ela não teria demonstrado que queria o sofrimento dos animais, foram aplicadas medidas administrativas por ela ter privado os cães das suas necessidades básicas; mantê-los em local fechado sem atividades mentais, físicas e sociais; promover distúrbio psicológico e comportamental em animal, ao mantê-los em local excessivamente habitado.
Os animais foram recolhidos e levados para um abrigo sob controle da Polícia civil até decisão da autoridade judiciária competente. Alguns já foram adotados ainda nesta quarta e na manhã desta quinta-feira,29.
Interessados em adotar devem ir à Delegacia, na Avenida José Remígio Prezia, nº502, pegar uma autorização para retirada e adoção dos animais.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link >> https://chat.whatsapp.com/DlzKvV1sNDALKVDrhb4lA2