A Polícia Civil de Minas Gerais resgatou nesta segunda-feira (26) dois filhotes de cachorro, um cão adulto, uma maritaca, uma cadela e quatro filhotes recém-nascidos de uma situação de maus-tratos em uma fazenda na zona rural de Machado. Segundo informações da polícia, a ação aconteceu após uma denúncia anônima de que os animais estavam em condições inadequadas.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Durante a vistoria, com o apoio da equipe de Zoonoses da Prefeitura de Machado, a polícia constatou que os animais estavam abandonados, sem alimentos ou água. Além disso, a maritaca era mantida em uma gaiola. Os animais foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária.
O tutor dos animais, um homem de 33 anos admitiu que não havia ração ou hidratação no momento da inspeção e não apresentou autorização para manter a ave silvestre em cativeiro. Ele também não soube explicar o destino dos filhotes anteriores da cadela.
O suspeito foi autuado por crimes previstos nos artigos 32, §1º-A, e 29, §1º, III, da Lei 9.605/98, referentes aos maus-tratos e à manutenção de animal silvestre em cativeiro. Ele foi conduzido ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento.