Nesse domingo, 6 de outubro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) registrou quase 800 ocorrências de delitos relacionados às eleições e condução de mais de 100 candidatos à delegacia. A Polícia atuou durante a eleição nos 853 municípios mineiros. Integrada a outros órgãos, a Polícia Civil compôs o Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Conforme a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração das infrações eleitorais coube à Polícia Judiciária Civil – ou seja, à PCMG, no caso do estado de Minas Gerais. Ao todo, mais de 2.500 policiais foram empenhados nas cidades mineiras.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais houve 421 substituições de urnas eletrônicas em todo o estado, e o Gabinete Integrado de Segurança registrou 785 ocorrências.
A maioria das ocorrências registradas foram relacionadas à propaganda irregular e boca de urna. Houve 109 candidatos conduzidos para o registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, mas nenhum deles foi preso. Outras 302 pessoas foram conduzidas, sendo que oito foram presas.
Fonte: PCMG