ONDA POÇOS

Polícia Civil prende quadrilha especializada em roubo de carga de café no Sul de Minas

Foto: Polícia Civil

Compartilhe nas redes sociais

Polícia Civil de Minas Gerais e São Paulo desarticula quadrilha de furto e roubo de carga de café. A ação reuniu cerca de 30 policiais civis lotados em Lavras e Alfenas, Sul de Minas, com o apoio de equipes da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP). As investigações sobre o roubo de uma carga de café, ocorrido em agosto de 2024, na cidade de Lavras, Sul do estado, resultaram na operação Decanter, na manhã desta quinta-feira (20/2).

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Foram cumpridas ordens judiciais em cidades do Sul de Minas, entre elas Lavras, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, São Bento do Abade, Itumirim e Perdões, bem como em São Paulo, com o apoio da Polícia Civil paulista.

Seis suspeitos foram presos preventivamente, e um homem autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Os policiais também apreenderam celulares, documentos bancários, computadores, pistolas calibres 380 e 9mm, produtos provenientes de outras ações criminosas, além de porções de entorpecentes e utensílios relacionados com o tráfico de drogas.

Com base nessas investigações, dez pessoas foram indiciadas pela PCMG e poderão responder pelos crimes de roubo qualificado, lavagem de capitais, organização criminosa armada e receptação qualificada (em alguns casos).

Roubo planejado

O roubo da carga de café ocorreu no dia 15 de agosto do último ano, em uma estrada na área rural de Lavras. O produto, avaliado em aproximadamente R$ 320 mil, pertencia a uma empresa produtora de café da região.

O grupo criminoso, segundo apurado, teria agido de forma articulada. Com o uso de armas de fogo, indivíduos teriam rendido o motorista do caminhão, restringindo a liberdade da vítima para concluir a ação criminosa.

As investigações apontam que os suspeitos teriam relação com o crime organizado no estado de São Paulo, além de ramificações em municípios no Sul de Minas.

Lavagem de dinheiro

Além do roubo, levantamentos da PCMG revelaram a prática de lavagem de capitais, resultando na identificação de beneficiários indiretos e na instauração de procedimentos específicos para recuperação dos valores ilícitos.

Decanter

O nome da operação faz referência ao processo de purificação, fazendo alusão ao café subtraído e simbolizando a resposta do Estado ao intento dos criminosos de se infiltrar em cadeias produtivas essenciais.

As investigações continuam com foco na prisão de outros alvos e na responsabilização integral dos envolvidos.