A Polícia Militar Ambiental recuperou mais de 500 unidades de palmito-juçara após furto em Águas da Prata (SP) nessa quarta-feira (3). Uma pessoa, cuja identidade não foi divulgada, foi multada em R$ 421,5 mil.
Motociclistas que faziam trilha pela estrada rural do Pico do Gavião acionaram a polícia depois de flagrarem suspeitos furtando palmitos no interior de uma mata de vegetação nativa.
Quando os militares chegaram ao local, os autores do crime fugiram deixando para trás cerca de 30 sacos de nylon contendo 40 unidades de palmito-juçara cada, totalizando 1,2 mil unidades. Os policiais fizeram buscas na mata, mas os suspeitos não foram localizados. A polícia encontrou ainda barracas construídas para o abrigo dos palmiteiros.
Os palmitos foram apreendidos e depositados ao responsável por uma fazenda devido à falta de meios para transporte e local adequado para armazenamento. Na madrugada de quarta-feira, porém, os produtos foram furtados.
Equipes da Polícia Ambiental retornaram ao local para novas diligências e incursões a pé pela mata, com o objetivo de identificar os infratores, localizaram 562 unidades de palmito pesando 810 kg, possivelmente deixados para trás durante a fuga ocorrida no dia anterior.
Segundo a polícia, embora não tenha sido possível identificar os autores diretos do crime, coube imputar responsabilidade e multa à pessoa cuja identidade mantêm-se em sigilo a fim de não se prejudicar investigações em andamento.
O palmito apreendido foi apresentado na delegacia de Águas da Prata.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: