ONDA POÇOS

Poços terá primeiro sistema público de ensino voltado à aprendizagem criativa do país

Compartilhe nas redes sociais

Foi lançado em Poços de Caldas, nesta segunda-feira, 11, o programa “Educação para o Futuro – Projeto Ativamente”. Em parceria com A Recreativa, empresa poços-caldense, a iniciativa tem objetivo de levar inclusão e desenvolvimento para mais de 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Método Ativamente

Foram aproximadamente 18 meses de desenvolvimento do método, trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar local especializada, que inclui profissionais da área pedagógica, programadores, roteiristas, escritores, ilustradores, animadores e arte-finalistas. A aprendizagem criativa é uma forma de educar baseada na criatividade, utilizando diversas ferramentas e plataformas que permitem que, através de projetos lúdicos, incluindo o ensino de programação, os alunos consigam desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais.

“Por meio de jogos e plataformas digitais, os alunos aprenderão a desenvolver seus próprios jogos, animações, arte e toda forma de estímulos para um salto de possibilidades nas suas vidas. Mas, antes de tudo, estes serão apenas instrumentos para desenvolver neles a consciência do trabalho em grupo, a capacidade de cooperar, de criar novas soluções, de resolver problemas sob incerteza e então estarem incluídos de fato na sociedade criativa que se apresenta como desafio a todos nós e, com isso, aptos a construírem o futuro que desejam aliado ao que o mundo precisa”, explica no texto de apresentação do método o professor, pesquisador e coordenador em iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e inovação na FGV/EAESP, Rubens Mussolin Massa, proprietário de A Recreativa.

O programa vai contar com laptops de última geração e internet de alta velocidade nas 25 escolas municipais, kits físicos com atividades “desplugadas”, formação e plantão didático-pedagógico aos professores, tudo desenvolvido especificamente para a rede de educação municipal.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link -> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM