A Copa Internacional de Mountain Bike fará em junho mais uma estreia em sua história. Poços de Caldas receberá pela primeira vez uma etapa da principal competição de mountain bike da América Latina. A prova está marcada para acontecer entre os dias 21 e 23 de junho, recebendo os melhores atletas da modalidade, do Brasil e do mundo, no Parque do Cristo.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Serão três dias de provas, de sexta-feira a domingo (21 a 23), com três modalidades distintas sendo realizadas: o Short Track (XCC), que é o grande destaque do primeiro dia, contando com transmissão ao vivo pela Rede Minas e também no canal do YouTube da CiMTB; a Maratona (XCM), que leva centenas de ciclistas a se desafiarem por um circuito de maior distância; e o Cross Country Olímpico (XCO), principal modalidade do mountain bike, que desde 1996 está presente nas Olimpíadas.
“Após a realização de um evento-teste que fizemos no final de 2023 em Poços de Caldas, agora voltamos ao município para fazer de forma oficial a estreia da Copa Internacional de Mountain Bike. A sensação que temos, após todo o apoio que recebemos das esferas público e privada de Poços, é de que a cidade e a região com certeza abraçarão a CiMTB, com um grandioso evento. O local respira ciclismo, o que é muito bom para nós”, comenta Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.
Inscrições abertas
As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a segunda quinzena de junho, no município do Sul de Minas.
Cidades na história da CiMTB
Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.
História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial