ONDA POÇOS

Poços regulamenta uso de arma de fogo pela GCM

Foto: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura de Poços de Caldas publicou no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 22, a regulamentação de porte de arma de fogo da Guarda Civil. As normas visam esclarecer quais serão os requisitos para que a GCM tenha acesso ao armamento, segundo o convênio firmado com a Polícia Federal.

As normas exigem treinamento técnico e aptidão atestada em laudo psicológico para todos os Guardas antes da cessão do porte. Além disso, determina diretrizes a respeito do porte ser pessoal, intransferível e revogável a qualquer momento. Um dos motivos que pode causar a suspensão do uso de arma é trabalhar sob efeito de álcool ou qualquer tipo de entorpecente, por exemplo, ou ainda ter restrição médica ou licença por período superior a 6 meses. Além disso, o GCM não pode estar respondendo a qualquer processo administrativo disciplinar, inquérito policial ou processo judicial.

A portaria salienta que as armas devem ser devolvidas ao fim de cada período de expediente, ficando o servidor proibido de usar armamento ou munição próprios.

A publicação não data um prazo para que a GCM inicie o processo de cessão de porte de arma de fogo.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb