Entre os dias 7 e 10 de julho, Poços de Caldas sedia a edição local da Semana do Audiovisual (SEDA), um festival latino-americano dedicado à difusão, formação e experimentação no campo do cinema e das mídias audiovisuais. Com programação gratuita e aberta ao público, as atividades acontecem na Escola Municipal Washington Luís e na Casa das Artes, reunindo artistas, realizadores e coletivos culturais da região.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A SEDA integra o calendário anual da Rede Fora do Eixo, conectando mais de 300 cidades no Brasil e na América Latina em torno de experiências colaborativas e descentralizadas no audiovisual. Neste ano, o festival retorna ao formato híbrido com ações simultâneas em cinco cidades mineiras: Poços de Caldas, Passos, Divinópolis, Ribeirão das Neves e Governador Valadares.
A programação em Poços começa com a oficina “Olhar em Movimento”, nos dias 7 e 8 de julho, voltada a alunos do 9º ano da E.M. Washington Luís. Conduzida por Robson Américo, a atividade propõe uma imersão na produção audiovisual por meio de celulares, democratizando o acesso às ferramentas de criação e estimulando a expressão da juventude local.
Nos dias 9 e 10, a Casa das Artes recebe a mostra de filmes e rodas de conversa que destacam temas como espiritualidade, ancestralidade, identidade e o fazer cinematográfico fora dos grandes centros. Serão exibidas obras de Beatriz Castro, Évila dos Anjos, Dani Alvisi, Gabriela Acerbi Pereira e Robson Américo, seguidas de debates com diretores e convidados.
Na quinta (10), a mostra continua com “Firmamento” (28’) e “Adorei as Almas” (71’), encerrando com o segundo momento do debate sobre o audiovisual na região, com Lilia Clementino, Débora Romano e Chico Sales, também mediados por Pedro Cezar. A SEDA Poços de Caldas é realizada pela Associação Coletivo Cultural, Minas Ninja, Cine Ninja, Lab3 Estúdio e o Coletivo Corrente Cultural, em parceria com a Casa das Artes. O festival conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, via Edital LPG 04/2023 – Apoio à formação, difusão, pesquisa e preservação do audiovisual mineiro.