Poços de Caldas possui 177 pessoas em situação de rua, é o que apontam os dados oficiais da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os números foram repassados em resposta a um questionamento feito pelo vereador Aliff Jimenes (PL), através de um requerimento.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Ainda segundo os dados da Secretaria, o número pode variar devido ao trânsito constante de migrantes no município. Dos atuais 177, 145 são atendidos nos serviços de acolhimento institucional oferecidos peal rede de proteção social e outros trinta e dois têm acesso frequente aos serviços do Centro Pop, mas não são acolhidas institucionalmente.
Ainda segundo os dados apresentados na resposta ao requerimento, os principais pontos de concentração das pessoas em situação de rua são: o Mercado Municipal, Urca, Fepasa, Leãozinho, Praça dos Macacos, Praça Pedro Sanches e Caixa Econômica na rua São Paulo.
A secretaria informou que todo serviço realizado pelo município no que diz respeito a pessoa em situação de rua segue as orientações previstas na Política Nacional para a População em Situação de Rua e a organização dos equipamentos e dispositivos têm como referência a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
Serviços oferecidos:
O município possui os seguintes dispositivos e serviços destinados a esta população: abordagem social; Centro POP; acolhimento institucional com 4 casas de passagem e 1 abrigo que garante acolhimento, alimentação e suporte psicossocial; consultório de rua; programas de capacitação para inclusão produtiva e geração de renda; benefícios eventuais e inclusão em programas de transferência de renda e ações intersetoriais.
Questionada também pelo vereador, a secretaria garantiu possuir ações direcionadas ao encaminhamento de pessoas para suas cidades de origem, especialmente no contexto de migrantes ou pessoas em situação de vulnerabilidade que desejam retomar seus vínculos familiares e comunitários. Para que isso ocorra, a manifestação tem que partir da própria pessoa. Neste caso, o município oferece o pagamento da passagem. O Centro Pop faz um contato prévio com a cidade de origem para verificar as condições de acolhimento da pessoa que está sendo encaminhada. Isso inclui a confirmação de que a cidade está preparada para receber o indivíduo.
*Com informações do Blog do Polli