Após vencer a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, Poços de Caldas ficou entre as três melhores cidades brasileiras na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, concorrendo com os municípios de Balneário Camboriú e Botucatu.
O vencedor da categoria, município de Botucatu, interior de SP, conquistou o prêmio com diferença de menos de um décimo de Poços de Caldas.
As ações desenvolvidas em Poços de Caldas, que destacaram o município entre os 23 finalistas do país no Prêmio Band Cidades Excelentes, estão representadas em mais de 80 obras em andamento, incluindo a aquisição de maquinários dedicados à infraestrutura. Itens essenciais para coordenar e executar obras que abrangem desde a recuperação de espaços como ginásios, escolas, unidades de saúde, quadras e praças até novas construções, como o Centro Administrativo, a Alameda Poços e o CETAS – Hospital do Câncer. O trabalho desenvolvido pelo Grupo DME e pelo DMAE, nas áreas de geração e distribuição de energia, e tratamento de água e esgoto, também foram decisivos para que o município se destacasse no país.
As obras de asfaltamento, com a aplicação de 37 mil toneladas em 2022 também tiveram peso na avaliação. Essa capacidade de produção de asfalto foi dobrada neste ano, quando a nova usina de asfalto entrou em funcionamento. Com a ampliação da produção, é possível atender as demandas da comunidade. Poços de Caldas demonstra assim um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus cidadãos.
Premiação
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data, e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
A categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana na qual Poços se destacou é destinada a cidades de 100 a 500 mil habitantes e avaliou itens como condições habitacionais, infraestrutura urbana, acesso à rede de esgoto, abastecimento de água, tratamento do esgoto, acesso à banda larga fixa, deslocamento casa/trabalho em menos de 1 hora e coleta de lixo domiciliar.
As outras categorias do prêmio são: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.
O prêmio foi concebido para promover a melhoria das condições nos municípios brasileiros, liberando boas práticas de gestão pública. A iniciativa abrange todos os municípios do país. Os pilares do prêmio são: Incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; Compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; e Valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q