Poços de Caldas terá o Núcleo de Apoio à Vida, espaço filiado ao Centro de Valorização da Vida (CVV), ong sem fins lucrativos que visa a prevenção de suicídios.
De acordo com o vice-presidente Manoel Pereira de Melo o CVV possui núcleos em várias partes do mundo. No sul de Minas atende em Alfenas. Uma unidade está sendo implementada em Andradas e em breve uma em Poços de Caldas. “Estamos criando a pessoa jurídica, buscando apoio, local para trabalhar e também precisaremos de 42 voluntários”. explica.
Ainda segundo Manoel a abordagem da imprensa em relação a casos de suicídios, é um paradigma que precisa ser derrubado. Pois a imprensa tem capacidade de noticiar sem ser sensacionalista. “É um caso de saúde pública. No brasil a cada 40 minutos uma pessoa se suicida, no mundo a cada 36 segundos uma pessoa tira a própria vida. As tentativas acontecem a todo momento, nos hospitais nós temos pelo menos um caso de alguém que tentou”. Ainda de acordo com Manoel o núcleo atuará no sentido de ouvir as pessoas que queiram desabafar, que necessitem de ajuda.
Sobre o CVV