ONDA POÇOS

Poços de Caldas terá novo presídio com quase 630 vagas

Evento reuniu diversas autoridades - Foto: Onda Poços

Compartilhe nas redes sociais

Poços de Caldas vai receber um novo presídio com capacidade para 628 detentos. A pedra fundamental, símbolo do início do projeto, foi lançada nesta terça-feira (28/5) com um evento no local. As obras já começaram com previsão de pouco mais de dois anos para conclusão.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

A unidade será referência em tecnologia, automação e ressocialização e é fruto de um termo de compromisso firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público e a empresa Vale.

O novo presídio trará reforços para a segurança da cidade e também resultará na desativação da atual unidade, localizada em área urbana – o que é uma antiga demanda da população local.Projeto inovador

Entre as inovações do novo Presídio de Poços, podem ser citadas a automatização total da abertura e do fechamento das celas; peças antivandalismo em banheiros; andar superior para controle e vigilância dos policiais penais – com expressiva redução do contato dos servidores com os detentos –; e sistema de videomonitoramento nas áreas de celas.

A estrutura também permitirá que atividades de ressocialização e profissionalização sejam potencializadas. Serão construídos galpões de trabalho para instalação de empresas na unidade, salas de aula, biblioteca, consultório médico e odontológico, parlatórios equipados para videochamadas, entre outros.

O projeto do presídio foi desenvolvido pela Vale em parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Após a conclusão das obras, a administração da unidade será de responsabilidade do Governo do Estado e seguirá todas as normas e procedimentos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais.