Será lançado nesta quinta-feira, 18, o projeto Poços Cidade Inteligente. O projeto constitui-se em uma série de ações com objetivo de transformar Poços de Caldas em uma Smart City, ou seja, uma cidade mais conectada, inteligente e capaz de gerar bem estar social a partir da inovação e tecnologia. O lançamento acontecerá no Hotel Minas Garden, às 15h.
Dentro do projeto, acontecerá a instalação de um eletroposto para carregamento de veículos elétricos. Segundo o Secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Paulo Ney de Castro Junior, a previsão é de que a instalação aconteça no mês de julho. O posto de energia ficará no estacionamento da antiga Estação Mogiana, prédio que hoje abriga a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Turismo.
Sobre Smart City
Smart City (cidades inteligentes) são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Fazem uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.
O conceito de smart city já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado de soluções tecnológicas, ou seja, é uma grande oportunidade para jovens empreendedores que querem colaborar com o futuro do planeta.
Atualmente, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços para sustentar o crescimento econômico e as demandas da população.
Diversas cidades acima de 100.000 habitantes já possuem ou estão implementando iniciativas para se tornarem, de fato, smart city. Vamos colocar algumas qualidades e informações importantes para uma cidade alcançar esse status.