O que era ocupado por água, atualmente está assim, seco. Esta é a situação de alguns pontos da Represa Bortolan em Poços de Caldas. Situação que sempre preocupa, principalmente sem chuva nos últimos dias.
Segundo o diretor Superintendente da DMEE, Marcelo Dias Loichate, as regiões sudeste e centro oeste estão passando por um longo período de estiagem, resultando nos baixos níveis dos reservatórios. Em média, nestas regiões, os reservatórios estão em 28,25% do volume útil (fonte http://www.ons.org.br/paginas/energia-agora/reservatorios), onde destaca-se o Reservatório de FURNAS 27,95%. ” Em Poços de Caldas a situação está um pouco melhor, mas não é confortável. O volume atual armazenado em Poços de Caldas é de 26,232 milhões m³, correspondente a 61,65% do volume máximo, divididos entre as Represas do Cipó e Bortolan”, explica.
Ainda segundo o diretor, o reservatório Cipó possui volume Total de 35,3 milhões de m³ está com volume atual de 24,927 milhões m³, ou seja, 70,62% . Este é o principal reservatório do município, responsável por 83% do armazenamento total. Já o reservatório Bortolan possui volume total de 7,25 milhões m³ e está com volume atual de 1,305 milhões m³, ou seja,18%. O Bortolan é responsável por 17% do armazenamento total.
“Esta situação provocou, até o mês de junho, redução de geração das usinas da DME na ordem de 45% do montante prevista, provocando substancial redução de receita financeira”, relata.
Marcelo ainda orienta a população sobre o momento, pedindo que evite o desperdício de água e de energia elétrica, considerando o fato de ser apenas o início do período de seca, reforça ainda que não há perspectivas de chuvas volumosas para os meses de julho e agosto.
https://chat.whatsapp.com/HZsLCbJUAr6LA4v1KgfFK6