ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | Saúde mental da população negra é abordada em live

Compartilhe nas redes sociais

A sexta edição da Live Prosa Preta organizada pelo Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas, realizada nesta segunda-feira,26, teve como tema a saúde mental da população negra.

Para falar sobre o assunto com a diretora cultural Lucia Vera Lima, foram convidadas as psicólogas Ingrid Cipriano, Claudiana Rodrigues e Carolina Vitti.

A Claudiana é pós graduada em gestão em saúde pela universidade de São João Del Rei e discente do curso de pedagogia pelo Instituto federal de Muzambinho. Atualmente trabalha dando aulas particulares e como psicóloga clínica.

A Carolina é especialista em Dependência Química (UNIFESP 2016) e neuropsicóloga (PUC 2021).Atualmente atua com Psicóloga na Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil na APHAS ( Associação de Promoção Humana e Ação Social) e Psicóloga Clínica da CIP (Centro Integrado de Psicologia).

A Ingrid é psicóloga clínica. “Vários são os fatores que implicam na saúde mental do povo preto. Sobretudo nessa fase de pandemia. Para falar sobre isso o Prosa Preta trouxe essas três psicólogas que falam  sobre o impacto e como elas podem colaborar com o nosso povo”, explicou Lucia.

A psicóloga Ingrid Cipriano comenta que o tema é necessário, principalmente neste um ano de pandemia. “As pessoas pretas acabam sendo mais afetadas porque não tem acesso a muita coisa e está lutando por outras questões como emprego, moradia, explicar o racismo para uma pessoa branca… O tema saúde mental caiu como uma luva. Para a psicóloga é importante observar o conteúdo de rede social, filtrar o que será visto, para que a pessoa preta não se machuque.

A importância da terapia e de como é o vínculo da pessoa preta com o profissional também é outro ponto abordado. ” Tem matérias que falam que o profissional duvida que tenha racismo, então como uma pessoa preta vai procurar atendimento terapêutica se o profissional duvidar dela, se ele for uma pessoa branca e não ter essa vivência”, explica Ingrid.

A live foi transmitida pela página do Centro Cultural Afro -Brasileiro Chico Rei e pode ser conferida aqui. 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m