ONDA POÇOS

Poços de Caldas registrou 4 casos de dengue e 1 de chikungunya neste ano

Foto: Onda Poços

Compartilhe nas redes sociais

Poços de Caldas registrou quatro casos de dengue e um de chikungunya em 2021. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, em 2021 a cidade registrou 152 notificações de casos suspeitos de arboviroses como dengue, chikungunya e zika, tendo a confirmação apenas dos casos citados acima.

Ainda segundo Jorge, o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LirAa) foi realizado em outubro, com IIP de 0,5% que é considerado baixo índice pelo Ministério da Saúde.

Trabalho de controle vetorial na cidade

Os agentes realizam visitas domiciliares bimestrais em todos os imóveis da área urbana, executando ações de eliminação de criadouros do mosquito, tratamento químico quando necessários e orientações aos moradores quanto aos cuidados contra o vetor.

Ainda conforme o coordenador, visitas em pontos estratégicos são realizadas a cada quinze dias. “Locais com grande concentração de materiais que favorecem o acúmulo de água e desova do mosquito, como cemitérios, ferro velhos e borracharias”, explica.

São realizados ainda, três Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação do Mosquito (LIRAa) ao ano, para conhecimento da distribuição espacial e infestação do mosquito e direcionamento das ações. Além de atividade de bloqueio de transmissão nos casos suspeitos notificados. Também são realizados mutirões de limpeza em bairros com maior infestação do mosquito para remoção de potenciais criadouros do mosquito e orientações aos moradores.

Campanha do Ministério da Saúde

Na terça-feira,30, o Ministério da Saúde lançou a campanha ‘Combata o mosquito todo dia’, com o objetivo de informar e mobilizar gestores públicos, profissionais de saúde e toda sociedade sobre a importância de intensificar e manter por todo o ano as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente, neste período que antecede o verão.

Dengue

Segundo o Ministério, dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) mostram que o Brasil registra tendência de queda no número de casos e mortes por dengue em 2021 em comparação ao ano de 2020. Até novembro foram 494.992 notificações, o que equivale a uma queda de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2020, quando foram notificados 927.060 casos. As mortes pela doença apresentaram uma redução de 62%. Neste ano, foram 212 mortes confirmadas, em 2020 foram 564 óbitos.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) apontam que o país registra tendência de queda no número de casos e óbitos por dengue em 2021 em comparação com o ano anterior. Até novembro, foram notificados 494.992 casos, o que representa uma queda de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2020, que registrou 927.060 casos. Já o número de óbitos pela doença apresenta uma redução de 62% dos óbitos confirmados. Em 2021 foram 212 enquanto que o ano de 2020 registrou 564 óbitos.

Chikungunya

O número de casos aumentou em 2021, foram registrados 90.174 casos e o número de mortes caiu 64%, foram 10 óbitos em todo o país.

Zika

Segundo o Ministério, esta foi a única que não registrou mortes em 2021. Foram registrados 5.710 casos suspeitos em todo o Brasil, uma queda de 17,6% em comparação ao mesmo período de 2020.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/EkhjpwUKHiQCgEIr9c2pgm