Nesta segunda-feira,24, a Receita Federal destinou mercadorias para UFLA, Unifal, Polícia Civil de Pouso Alegre e Lavras, CEFET de Varginha, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT, para a prefeitura de Poços de Caldas e para os Tiros de Guerra de Passos, Campo Belo e São Sebastião do Paraíso.
A entrega das mercadorias aconteceu no Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) de Poços de Caldas. A destinação faz parte do Programa Receita Cidadã que tem por objetivo contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social. Entre os itens destinados estão minicomputadores que são resultantes da transformação de aparelhos de Tv Box.
A UFLA recebeu notebooks e ferramentas. Para a Unifal foram doados notebooks, tablets e smartphones.
Para a Polícia Civil de Lavras e de Pouso Alegre foram destinados smartphones, tablets, notebook, fones de ouvido, câmeras e acessórios de informática.
O CEFET Campus Varginha recebeu smartphones e notebooks. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes- DNIT também recebeu tablets, smartphones, roteadores, notebook e acessórios de informática.
A Prefeitura de Poços de Caldas recebeu minicomputadores originados de Tv Box que para utilização nas escolas públicas dos municípios.
O Tiro de Guerra de Passos recebeu smartphones, lâmpadas de led e acessórios de informática. Para o Tiro de Guerra de São Sebastião do Paraíso foram doados smartphones e acessórios de informática.
E o Tiro de Guerra de Campo Belo recebeu smartphones, cadeados e acessórios de informática. O valor total da destinação está avaliado em R$413.947,94. Todas as mercadorias foram apreendidas em operações de fiscalização da Receita Federal que combatem o contrabando e a importação ilegal de mercadorias.
Todos os órgãos públicos contemplados são parceiros da DRF/Varginha em iniciativas como o Programa Receita Cidadã, ações de Cidadania Fiscal, de combate ao contrabando e descaminho e de atendimento à população.
Destinação Sustentável – Tv Box
Os aparelhos de Tv box que antes eram destruídos, agora são transformados em minicomputadores. As equipes das instituições de ensino parceiras do Programa Receita Cidadã removem o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueiam o aparelho para que ele não possa mais ser utilizado com essa finalidade. A partir daí o aparelho é reconfigurado para funcionar como um minicomputador com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos. Após o procedimento, a equipe da destinação sustentável da Receita Federal, realiza o teste dos equipamentos para assegurar que não possam retornar ao mercado como receptores de TV Box.