ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | Projeto Máscara + Renda atende 10 novas costureiras da Zona Sul

Valéria Andrade é uma das 10 costureiras selecionadas para a segunda edição do Máscara+Renda

Compartilhe nas redes sociais

“Este projeto chegou na hora certa e sinto-me abençoada por ter sido selecionada. Além de ocupar o meu tempo, financeiramente será muito bom, pois sou artesã e estou sem renda desde o início da pandemia”. Este depoimento é de Valéria de Oliveira Andrade, uma das costureiras selecionadas para a segunda edição do projeto Máscara+Renda, em Poços de Caldas. A iniciativa, promovida pelo Instituto Alcoa, em parceria com a Rede Asta, beneficiará 10 mulheres da Zona Sul, sendo quatro do Jardim Kennedy, três do Conjunto Habitacional e três do bairro São Bento, selecionadas de acordo com a renda familiar. Todas já receberam o kit com os materiais e iniciaram a produção das máscaras de tecido. Até agosto, cada costureira produzirá 500 máscaras por mês – totalizando 1.500 – e receberá R$ 900/mês. As 15 mil máscaras produzidas serão doadas a organizações da cidade, ainda em definição. Na primeira edição, realizada no ano passado, foram beneficiadas 18 mulheres do bairro Jardim Kennedy, que produziram 27 mil máscaras, doadas a nove organizações sociais locais.

“Estamos muito felizes pela nossa localidade ter sido contemplada com a segunda edição do Máscara+Renda”, ressaltou Maria Cristina Gonçalves, Consultora de Assuntos Institucionais da Unidade. “Com o agravamento da pandemia em nossa cidade, sabemos que muitas famílias estão tendo ainda mais dificuldades para voltar ao mercado de trabalho e a oportunidade de proporcionar renda para essas 10 mulheres é muito gratificante”.

Sobre a Rede Asta

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro. No início da pandemia, a Rede Asta lançou o localizador de máscaras, ferramenta online em que pessoas físicas compram direto das artesãs e costureiras que estão produzindo em casa.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). www.alcoa.com.br.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/HZsLCbJUAr6LA4v1KgfFK6