ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | Prefeitura nega que tenha aplicado vacina vencida na população

Reportagem da Folha de SP mostra cidades que aplicaram vacinas vencidas (foto: Ilustrativa)

Compartilhe nas redes sociais

Pelo menos 1.532 municípios brasileiros aplicaram doses vencidas da AstraZeneca a seus cidadãos. Segundo matéria da Folha de São Paulo, Poços de Caldas (MG) aplicou 38 doses vencidas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas informou que não aplicou nenhuma dose vencida.

“Doses de três lotes de vacinas Astrazeneca, que foram recebidas no município, continham curto prazo de validade, mas todas as vacinas deste lote foram aplicadas em tempo hábil, antes do vencimento. Não houve nenhuma perda de vacina ou risco às pessoas que foram vacinadas, já que as doses foram administradas dentro do prazo de validade”, disse a Secretaria em nota.

Números divulgados pela Folha de São Paulo (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)

Segundo a Folha, Maringá (PR) é a cidade que mais aplicou vacinas vendidas com 3.536 pessoas. Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Como saber se você tomou dose vencida?

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja o gráfico abaixo) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

Reprodução/Folha de São Paulo

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/FsrOCwsr9mUBDsriAFkHL9