Em entrevista à Onda no início da noite desta sexta-feira (11), o prefeito de Poços de Caldas (MG), comentou as medidas restritivas que funcionarão de 14 a 27 de junho. Sérgio Azevedo diz que o aumento de casos foi significativo, o que impactou na decisão.
Segundo o chefe do Executivo, aumentou a quantidade de casos e óbitos envolvendo pessoas mais jovens, o que preocupa. “Tem nos surpreendido. A doença tem atacado os jovens. Hoje o risco é iminente. Pedimos que os jovens tenham cuidado”, disse.
Até o dia 27, a cidade ficará com as novas medidas em vigor. O resultado que todos desejam é que os casos possam diminuir, mas o prefeito destaca que é preciso que cada um faça sua parte. “Uma soma de fatores vão surtir efeito no resultado dessas medidas, com o apoio da população”.
Aulas presenciais
A volta às aulas presenciais em Poços está adiada para 2 de agosto. A expectativa é que até lá, funcionários e professores possam estar vacinados e a situação segura.
UTI
Azevedo garante que não há pessoas esperando por leitos de Unidade de Terapia Intensiva na cidade e que mais estão sendo abertos. Nesta sexta, o boletim divulgado pela prefeitura confirmou 93 pessoas internadas em UTI, sendo 73 em leitos exclusivos para tratamento da doença e mais 20 em leitos que não são exclusivos.
Sobre Lockdown, o prefeito comenta que não quer chegar a esse ponto, a menos que seja preciso. “Não pretendemos avançar. Esperamos que seja a última medida que façamos. Após isso, esperamos índices melhores”.
De acordo com o prefeito, quem descumprir as regras, a partir de segunda-feira (14), poderá ser multado. “Fiscalização mais efetiva irá acontecer”.
Turismo
Como as atividades comerciais e turísticas estarão fechadas aos finais de semana, não há motivo para turistas visitarem a cidade. Azevedo pede para que as pessoas não venham a Poços neste momento, mas informa que a fronteira ficará aberta.
Ouça a entrevista completa:
Regras a partir de segunda:
Podem funcionar
2ª a 6ª FEIRA A PARTIR DAS 5H ATÉ 19H:
O comércio em geral, ficando liberado o serviço de delivery após este horário, sendo proibida a retirada de produto no local;
2ª a 6ª FEIRA A PARTIR DAS 5H ATÉ 20H:
- a) Restaurantes e bares, ficando liberado o serviço de delivery após este horário, sendo proibida a retirada de produto no local;
- b) Supermercados;
- c) Padarias;
- d) Casas de eventos;
- e) Igrejas e templos de qualquer natureza;
- f) Academias.
2ª a 6ª FEIRA A PARTIR DAS 6H ATÉ 17:30H:
Pontos turísticos públicos e privados e parques municipais.
2ª a 6ª FEIRA DAS 7H ÀS 18H:
Mercado Municipal
2ª a 6ª FEIRA EM DIAS E HORÁRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS PELA SEDET:
As feiras livres, exclusivamente para hortifrutigranjeiros e a CEASA.
Delivery
A modalidade de venda delivery está permitida para todos os estabelecimentos, de segunda a sexta-feira, em qualquer horário. Aos sábados e domingos, SOMENTE para o setor alimentício.
Todos os dias da semana sem limitação de horário:
- a) postos de combustíveis (conveniências não podem funcionar aos sábados e domingos)
- b) serviço de alimentação em postos de combustíveis localizados nas rodovias, para retirada no local e delivery;
- c) farmácias;
- d) hospitais;
- e) clínicas médicas;
- f) clínicas odontológicas;
- g) hotéis (respeitado o limite máximo de 30% de ocupação);
- h) atividades industriais;
- i) delivery (autorizado apenas para o setor alimentício).
Proibido:
- a) reuniões de qualquer natureza e eventos públicos e privados, inclusive familiares; exceto os realizados em casas de eventos seguindo os protocolos sanitários.
- b) acesso às praças e espaços públicos depois das 19h;
- c) funcionamento das feiras EXPOARTE de Rua e Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas- FEARPO;
- d) funcionamento do Mercado Municipal, feiras livres e supermercados aos sábados e domingos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: