Para garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso rápido aos serviços da Receita Federal, foi lançado em Poços de Caldas “Whatsapp Cidadão”. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social, Receita Federal e Faculdade Pitágoras, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do Curso de Ciências Contábeis. Com isso, pessoas em situação de vulnerabilidade social de Poços de Caldas podem regularizar o Cadastro de Pessoa Física – CPF – pelo Whatsapp, através do número (35) 2107-6007.
A partir desta demanda e diante da preocupação com a necessidade de manutenção dos atendimentos para esta parcela da população, especialmente durante o período da pandemia, surgiu a ideia do “Whatsapp Cidadão”, que visa garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso rápido aos serviços da Receita Federal. A regularização do CPF é fundamental para o acesso a benefícios como Auxílio Emergencial, benefícios previdenciários, entre outros.
Hoje, os pedidos de regularização do CPF podem ser feitos pelo próprio cidadão, no site da Receita Federal. No entanto, muitos usuários que necessitam do serviço não têm acesso à internet ou apresentam dificuldades no uso da tecnologia e acabam buscando apoio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas diversas regiões da cidade.
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Faculdade Pitágoras já é parceiro da Receita Federal, realizando serviços de orientação sobre a declaração de Imposto de Renda e atendimentos diversos para a população.
Os cidadãos que necessitarem do serviço podem entrar em contato direto pelo Whatsapp. O número também foi disponibilizado aos profissionais dos CRAS para que eles possam repassar aos usuários ou atuarem como mediadores no contato com o NAF, nos casos em que os requerentes não tiverem acesso à internet ou não possuírem familiaridade com a tecnologia.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: