Conhecer a realidade e quais as áreas do município merecem prioridade de atenção no processo de elaboração das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Este é o objetivo principal do Diagnóstico da Infância e Juventude, apresentado nesta quinta-feira,17, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, aos atores que compõem a Rede da Criança e do Adolescente (Recriad), autoridades com atuação na área e representantes de diversas entidades que atendem a esse público.
Idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Poços de Caldas, com realização do Grupo Unis – Centro Universitário do Sul de Minas, o Diagnóstico Situacional da Criança e Adolescente vem sendo construído desde 2020, por solicitação do Ministério Público, e visa levantar as demandas referentes às crianças e aos adolescentes existentes dentro dos territórios.
O levantamento será utilizado para traçar estratégias e planejar ações voltadas para este público, de acordo com a realidade local. “É uma iniciativa inédita no município de Poços de Caldas que, sem dúvida, é um marco na política de proteção das crianças e adolescentes. O trabalho foi desenvolvido de forma técnica e seus resultados serão utilizados de maneira estratégica no planejamento, formulação e execução das políticas para a infância e adolescência, em âmbito municipal”, ressaltou o secretário de Promoção Social, Carlos Almeida.
O Diagnóstico Situacional do sistema de garantia de direitos da Criança e Adolescente elaborado no município é um estudo com metodologia estruturada para oferecer aos gestores públicos e sociedade civil, informações sobre as ofertas e demandas na qual as crianças e os adolescentes residentes no município estão inseridas.
Para o vice-prefeito Júlio César de Freitas, que esteve presente ao lançamento na manhã desta quinta-feira, o trabalho é de fundamental relevância para o desenvolvimento das ações para este público, já que apresenta a sistematização das informações e coloca luz sobre as áreas prioritárias para investimentos. “Para além dos dados, não podemos perder de vista que este trabalho é voltado para nosso bem mais precioso: crianças e adolescentes que precisam ter garantidos todos os seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatizou.
O Diagnóstico Situacional da Criança e Adolescente foi realizado pela primeira vez no município e representa um marco na proteção social e na prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente. Deliberado por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Promoção Social, tem como foco central fundamentar as áreas governamentais e não governamentais na formulação e execução das políticas públicas direcionadas para a infância e adolescência, inclusive como mecanismo estratégico para aproximar o poder público e a sociedade civil da realidade social na qual elas estão inseridas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CuggUHLQAhY3ze38X1QeMb