Poços de Caldas foi escolhida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para a realização do Projeto Piloto que disponibiliza testes para o diagnóstico de Clamídia e Gonorreia (Gonococo) na cidade. A iniciativa experimental faz parte do cronograma de atividades para a Implantação da Rede Nacional de Laboratórios para Diagnóstico Molecular da Clamídia e Gonococo.
No Sul de Minas Gerais, apenas duas cidades foram contempladas com o teste: Poços de Caldas e Passos. As amostras para os testes são coletadas na unidade do IST/Aids através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará, das 08h às 18h.
A indicação ocorreu, pois Poços é referência no Sul de Minas na realização do serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. A PrEP é uma forma de prevenção ao vírus causador da aids, por ser um medicamento que deve ser tomado todos os dias. Atualmente, cerca de 112 pessoas realizam o acompanhamento em Poços. A PrEP foi implantada no município de Poços de Caldas em novembro de 2020, e tem tido grande procura, principalmente pela escassez desse serviço em outros municípios.
A enfermeira do SAE/CTA, Patrícia Fernanda Marinho destacou a importância do município participar do Programa Piloto. “Considero muito importante essa estratégia piloto de rede para detecção de clamídia e gonococo, porque além do rastreamento de pessoas assintomáticas, teremos também o diagnóstico preciso de pessoas sintomáticas e consequentemente o tratamento adequado.”
O Teste
Os kits para os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde. As amostras coletadas são enviadas para análise para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) semanalmente.
Todos os pacientes com necessidade de investigação para Clamídia e Gonococo realizam a coleta da amostra no IST/AIDS.
O público-alvo para realizar o teste são: pacientes recém-diagnosticados com HIV, pacientes em uso de profilaxia pré-exposição (PrEP) e gestantes, o exame em Gestantes será implantando posteriormente em conjunto com a Atenção Básica.
A coleta da amostra é feita através da urina e o resultado do exame fica disponível em torno de 15 dias.
Os testes poderão ser utilizados para rastreio de pessoas assintomáticas, bem como para investigação do agente causador da infecção, nos casos de pessoas sintomáticas. Para os casos sintomáticos, recomenda-se a realização do tratamento conforme síndrome, e o resultado das análises poderão ser úteis no retorno da pessoa ao serviço para avaliar se o tratamento realizado estava de acordo com a etiologia, definição de próximos passos se persistência de sintomas, e manejo de parcerias sexuais.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/CuV47chH5ZD4d6tB9nNXlB