ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | O espetáculo da florada do Ipê amarelo já está pela cidade

Foto: Onda Poços

Compartilhe nas redes sociais

É no fim do inverno, no período mais seco do ano, que as flores dos ipês desabrocham em várias regiões do país. Em Poços de Caldas, o colorido que surge, em meio ao verde das matas pela cidade, transforma e deixa ainda mais exuberante o cenário da cidade.

Para entender sobre a florada dos ipês, o jornalismo da Onda Poços conversou com um biólogo para saber mais sobre a planta.

“Os Ipês são árvores que perdem todas as folhas durante o inverno, com essa intensa floração com os cachos de flores no lugar das folhas. A gente tem os Ipês amarelos, roxos, rosas e brancos. Essa floração se dá entre junho e novembro, iniciando pelos Ipês roxos, depois vem o cor de rosa e os amarelos, que vemos agora, e por fim os ipês brancos”, explicou Miguel Salles.

No entanto, mesmo havendo períodos distintos para as floradas, nem sempre é uma regra. Isso porque as influências climáticas, como incidência de chuvas e de frio interferem nas temporadas dos ipês e em alguns anos eles podem florescer ao mesmo tempo.

Curiosidades sobre a planta

A planta apresenta diversas curiosidades, a começar pelo nome. Ipê é originário da língua tupi. “Isso quer dizer casca dura, já que o ipê é conhecido realmente por ter uma madeira de qualidade, mas principalmente pelo seu uso no paisagismo. É uma árvore ideal para arborização urbana”, destacou o biólogo.

O ipê amarelo já foi alvo de um decreto presidencial em 1961, quando Jânio Quadros, declarou que a espécie estaria imune ao corte, como forma de preservar a árvore símbolo do Brasil.

Na roça, entre os mais velhos, há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva para molhar a terra seca.

Apesar de serem mais comuns os ipês de cor roxa, rosa, amarelo e branco há outros tipos da planta que estão inclusive ameaçadora de extinção. Por isso, é importante preservar, já que quando não há a ajuda do homem na hora de disseminar a espécie, o ipê conta apenas com o vento para levar as sementes e se reproduzir.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/JdpOU2493Ux6qhKVsIqw9N