A Lei Municipal n. 9.460, aprovada pela Câmara de Poços, dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais e arredores. A proposta é de autoria do vereador Sílvio Carvalho de Assis (MDB), Sílvio Véio, e foi sancionada pelo Executivo no início do mês de junho.
De acordo com a norma, a instalação do equipamento deverá considerar o número de alunos e funcionários da unidade escolar, bem como as características territoriais e dimensões do local, respeitando as normas técnicas exigidas. Cada escola terá, no mínimo, duas câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas.
Sílvio Assis ressalta que a matéria vem garantir a integridade e a segurança de alunos, professores e servidores das escolas. “É dever do poder público executar as medidas necessárias para a segurança dos estudantes e de toda a comunidade escolar. A Câmara, dentro das suas competências, propõe projetos para que isso aconteça. A instalação desses equipamentos significa não apenas um modo de desestimular ações de agentes delituosos em nossas escolas, mas valerá para elucidar e apurar delitos praticados nas proximidades, auxiliando, assim, o trabalho policial”, afirma.
Segundo o vereador, os altos índices de criminalidade amedrontam a população e investir em medidas como esta significa atuar na prevenção do aliciamento de jovens para o uso ou envolvimento com as drogas. “Outros municípios brasileiros também adotaram tal medida, sendo a mesma, como pontuado inclusive pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, uma forma de complementar e reforçar os serviços de vigilância realizados por porteiros e seguranças. Enfim, trata-se de um projeto importante, que vem contribuir com as demais ações já adotadas em Poços”, finaliza.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: