A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas divulgou que, de janeiro a junho deste ano, ocorreram 26 casos de picadas por aranhas na cidade. Esse número representa um aumento em relação a todo o ano de 2022, quando foram registradas apenas 33 ocorrências desse tipo.
Uma mulher de 54 anos, que teve o dedo picado por uma aranha, passou por uma cirurgia para remover o tecido necrosado. O procedimento foi realizado segunda-feira (12) na Santa Casa de Poços de Caldas. A vítima, segundo informou o filho, terá que passar mais um procedimento após a necrose persistir.
A mulher foi picada por uma aranha dentro de casa, no bairro Conjunto Habitacional, na Zona Sul da cidade. Após o ocorrido, ela foi levada ao Hospital Municipal Margarita Morales e, devido à gravidade do caso, foi encaminhada para a sala vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na UPA, a aranha foi fotografada e o registro enviado para análise em Belo Horizonte.
O médico prescreveu alguns medicamentos e a paciente foi liberada, com orientação para procurar a Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para realizar uma raspagem no dedo picado. No entanto, na ESF, foi informada de que o procedimento não poderia ser realizado na unidade de saúde.
Após alguns dias, as reações no dedo da mulher pioraram e, no último domingo, dia 11, ela procurou novamente o hospital da Zona Sul em busca de atendimento. Devido à gravidade da situação, a paciente foi transferida para a Santa Casa, onde será submetida a um procedimento cirúrgico.
A espécie responsável pelo incidente foi identificada como Opilião urbano, de acordo com a análise realizada em Belo Horizonte. No entanto, a equipe médica da Santa Casa afirmou que se trata de uma aranha-marrom, nome dado a diferentes espécies do gênero Loxosceles.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg