ONDA POÇOS

Poços de Caldas já registrou 12 notificações de dengue neste ano

Compartilhe nas redes sociais

Poços de Caldas já registrou neste ano 12 notificações de dengue, segundo informou a Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde. Em 2021 a cidade registrou cinco casos.

Ainda conforme a secretaria, neste ano houve notificação de três casos de chikungunya e nenhum de Zika.

De 17 a 21 de outubro, os Agentes de Combate às Endemias, da Vigilância Ambiental, visitaram 3.223 imóveis na área urbana de Poços, para a realização do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Foram encontrados 15 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunha em 14 imóveis (90% em residências e 10% em terrenos baldios), resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,4%.

Os maiores índices de infestação foram identificados nas regiões leste, com 05 focos e na região sul do município, onde foram encontrados 04 focos.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago destacou a colaboração da população para que o município mantenha bons índices. “O LIRAa nos indicou que todas as regiões do município encontram-se com baixa infestação do mosquito aedes aegypti, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, o que mostra que as ações de controle desenvolvidas por nossas equipes e a contribuição da população nos cuidados diários contra o mosquito tem alcançado bons resultados. Porém, estamos entrando no período epidêmico, e a tendência é que o índice de infestação aumente, portanto, contamos com a população para que continuem fazendo sua parte na luta contra o mosquito.”

O LIRAa é realizado 4 vezes por ano, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb