Search
Search
Home Notícias Cultura

Poços de Caldas ganha Dia Municipal da Capoeira

23/06/2023
em Cultura, Destaques, Notícias
394 4
0
Poços de Caldas ganha Dia Municipal da Capoeira
Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura de Poços de Caldas  instituiu o Dia Municipal da Capoeira. A data será comemorada em 13 de maio. A lei 9.715, publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Município, acrescenta dispositivo na lei 9.620, de 24 de agosto de 2022, para incluir no calendário comemorativo e de eventos de Poços de Caldas a nova data.

A comemoração é mais um incentivo ao esporte de matriz africana, presente em diversas atividades culturais e esportivas do município. Na cidade, há várias associações que promovem a prática da capoeira.

Para o mestre capoeirista Luiz Henrique de Souza, a instituição da data comemorativa vai ajudar a capoeira a ter ainda mais reconhecimento. “É bastante importante ter a confirmação da criação desta data que vai celebrar uma cultura que abrange mais de 160 países”, avalia.

A lei é de autoria do vereador Claudiney Marques.

História

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mescla elementos de arte marcial, dança e música. Sua história remonta ao período colonial no Brasil, quando milhões de africanos foram trazidos como escravos durante o período da escravidão. A palavra capoeira significa “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Os primeiros registros da capoeira datam do século 16. Os escravos traziam consigo tradições culturais, incluindo práticas de luta, que foram incorporadas à capoeira.

No entanto, a capoeira foi proibida pelas autoridades coloniais por estar associada à resistência e à rebelião por parte dos escravos. Por isso, os praticantes desenvolveram uma forma disfarçada de luta, incorporando elementos de dança e música, para evitar chamar a atenção das autoridades. Após a abolição da escravatura em 1888, a capoeira começou a ser praticada abertamente apesar de ainda enfrentar estigma e discriminação.

Na década de 1930, o mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) e o mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) desempenharam papéis fundamentais na valorização e organização da capoeira. Mestre Bimba criou uma nova modalidade chamada “capoeira regional”, incorporando movimentos mais rápidos e acrobáticos. Mestre Pastinha, por sua vez, dedicou-se à preservação das tradições antigas da capoeira, criando a “capoeira angola”. Foi nessa época que a prática foi legalizada.

A partir da década de 1970, a capoeira ganhou reconhecimento e se espalhou pelo mundo. Muitos mestres e praticantes viajaram para difundir a arte marcial e cultural da capoeira, resultando em um interesse global crescente. Em 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o que contribuiu para sua preservação e promoção. Hoje, a capoeira é praticada em todo o mundo, com academias, grupos e eventos.

Características
A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes. Ela se consolidou enquanto forma de preservar as culturas ancestrais de seus praticantes, bem como de resistir à opressão vivenciada no contexto da escravidão. A capoeira é caracterizada pela da roda de praticantes e tocadores, pelos cantos, pelos instrumentos e pelos movimentos corporais. A música é um elemento essencial para a construção da prática corporal e de desenvolvimento da capoeira. Os diferentes toques executados nos diversos instrumentos, como o berimbau e o atabaque, junto ao coro e o compasso das palmas, compõem a musicalidade da manifestação cultural. Entre os temas das letras musicais cantadas na capoeira estão as vivências das pessoas escravizadas e as divindades do candomblé.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg
Tags: Capoeirapoços de caldas
Notícia Anterior

Suspeito de tráfico de drogas é preso no sul de Minas

Confira também

Receita abre consulta a segundo lote de restituição do IR

Posts Relacionados

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo; confira
Brasil

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo; confira

24/05/2025
2.5k
Homem é preso com CNH falsa em Andradas
Destaques

Homem é preso com CNH falsa em Andradas

24/05/2025
2.5k
Serviço de Abordagem Social realiza mais de 3.500 atendimentos em um mês em Poços de Caldas
cidade

Serviço de Abordagem Social realiza mais de 3.500 atendimentos em um mês em Poços de Caldas

24/05/2025
2.5k
BMX Poços Clube conquista 24 pódios na 3ª etapa do Campeonato Paulista
cidade

BMX Poços Clube conquista 24 pódios na 3ª etapa do Campeonato Paulista

24/05/2025
2.5k
Confira também
Receita Federal prorroga o prazo da declaração do imposto de renda

Receita abre consulta a segundo lote de restituição do IR

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato