Dia 14 é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data em que o ato de doar é reforçado por meio de campanhas de conscientização no mundo todo. Com a pandemia, o número de doadores caiu, porém, as doações continuam sendo necessárias, pois os hospitais continuam atendendo e sempre, uma, duas, três, quatro vidas, ou mais podem ser salvas, se cada um fazer a sua parte.
Em Poços de Caldas, a Fundação Hemominas enfrenta um momento crítico. Segundo a captadora Maria Lauricéia Cardoso atualmente a fundação está com um déficit de 60% no estoque de sangue. “Está muito baixo, estamos com estoque de 40% do que nós deveríamos estar. Caiu muito a vinda de doadores principalmente no último mês. Isso deixa a gente extremamente preocupado, porque a gente sabe que reflete muito no estoque e que os hospitais continuam utilizando sangue”, explica.
A captadora reforça que o atendimento é de segunda a sexta das 07h às 11h30, toda quarta das 16h às 20h. Ainda segundo Maria é muito seguro fazer a doação durante a pandemia, porque o doador faz o agendamento e escolhe o seu horário pelo site hemominas.mg.gov.br.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/Gj3Bt2AC61NF5wf3Uj6tCW