Os recursos bloqueados não são perdidos de forma definitiva pela prefeitura. Eles ficam congelados até que as pendências sejam regularizadas.
Poços de Caldas está entre as 29 cidades brasileiras que ficaram impedidas de receber valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até o último dia 16 de março. A maioria dessas cidades está localizada em Minas Gerais, incluindo o município, que teve o bloqueio de R$ 688.263,94, quantia que seria repassada nesta quinta-feira, 20 de março.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Para desbloquear o repasse, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação. Vale lembrar que a prefeitura não perde os recursos bloqueados de forma definitiva. Eles ficam apenas congelados enquanto as pendências não são regularizadas.
O Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) é responsável por reunir informações sobre as execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União. Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura fica impedida de receber qualquer tipo de ajuda financeira. Os motivos mais comuns para essa inclusão são dívidas com a União ou atrasos na prestação de contas.
Entre as cidades mineiras que enfrentam o bloqueio de valores do FPM, além de Poços de Caldas, estão:
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.