Devido a questionamentos sobre o quadro de pessoas hipertensas que são enquadradas como prioritárias, o jornalismo da Onda Poços entrou em contato com a enfermeira responsável pela sala de vacina da Urca, Ana Corina Pacheco que explicou como funciona os critérios de vacinação para este grupo.
Segundo a enfermeira, o município recebeu um quadro com as comorbidades que são aceitas como elegíveis pata a vacinação. Ainda segundo Ana, o quadro de doença está postado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19 (PNO).
“Eu tenho nesse quadro três situações que envolvem a hipertensão. A hipertensão arterial resistente que é quando a pressão permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão do paciente ao tratamento, ou a pressão controlada em quatro ou mais medicamentos anti-hipertensivos diferentes”, explica.
A enfermeira ainda relata sobre a hipertensão arterial estágio3, que é considerada hipertensão arterial grave que é quando o paciente tem a pressão acima de 180 por 110, 18 por 11 independente da presença de outra comorbidade ou do que é chamado lesão de órgão alvo (órgãos que sofrem com o aumento da pressão arterial, encéfalo, pulmões, rins, os vasos sanguíneos e o próprio coração).
Outro caso de paciente que faz parte do grupo prioritário e apto para vacinar é o caso de quem tem a hipertensão arterial estágio 1 e 2 , que são menos graves, desde que o paciente tenha outra comorbidade associada a hipertensão ou a presença de lesão de órgão alvo.
Documentos necessários para quem tem comorbidades:
- Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID (Cadastro internacional de Doença) da doença ou condições de saúde, CPF ou Cartão do SUS, assinado e carimbado, em versão original.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: