ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | Empregados da Eletrobras entram em greve nesta terça-feira

Compartilhe nas redes sociais

Os empregados da Eletrobras Furnas em Poços de Caldas aderiram à greve nacional desta terça-feira (15), em protesto contra a votação prevista no Senado, esta semana, da privatização da companhia, a maior do setor elétrico no Brasil, responsável por 44% da geração de energia elétrica do país e 52% da capacidade de armazenamento de água.

A paralisação foi definida por 72 horas como alerta sobre os riscos com a alienação da companhia. O líder do governo na Casa, senador Arthur Lira (PP/AL), pressiona para que a proposta seja colocada em votação até quinta-feira. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), confirmou que levará a MP, de número 1.031, à votação nesta semana.

A MP 1.031 caduca após o dia 22. Associações representativas da indústria brasileira criticam o projeto modificado e querem o retorno da proposta que trata apenas da venda da Eletrobras. Associações e sindicatos dos empregados da Eletrobras condenam a privatização da companhia, do ponto de vista de um projeto que consideram equivocado e apresentado em momento também inadequado.

A Associação de Engenheiros e Técnicos da Eletrobras (Aesel) enviou nota técnica aos senadores em que expõe motivos pelos quais o país não deve privatizar a empresa. A Aesel estima que uma vez privatizada a Eletrobras o reajuste de energia para os brasileiros deve alcançar 14% nos próximos três anos, a depender, ainda, do impacto da crise hídrica enfrentada pelo país, devido ao acionamento do sistema de bandeiras tarifárias para cobrir os gastos com a geração mais cara das usinas termelétricas.

Setores se unem contra venda de Furnas

O Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME (Sindefurnas) e a Associação dos Empregados de Furnas têm destacado outro risco da privatização da Eletrobras para o desenvolvimento socioeconômico das regiões que cresceram em torno dos reservatórios da companhia.

Na região abrangida pelo lago de Furnas, em Minas Gerais, a campanha contra a privatização da Eletrobras foi encampada por associações de empresários dos setores de turismo e de piscicultura, além prefeituras municipais.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/Gj3Bt2AC61NF5wf3Uj6tCW