Poços de Caldas foi uma das vencedoras do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025. O municípo foi campeão na categoria turismo. Curvelo, Rio Piracicaba e Patos de Minas foram as outras campeãs.
O uso estratégico do turismo para transformar realidades locais com foco na integração e valorização do patrimônio levou o município de Poços de Caldas a vencer o Prêmio AMM Boas Práticas de Gestão Municipal. O projeto “Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado” tem como foco a profissionalização da gestão do turismo, aliando preservação ambiental à eficiência na manutenção e promoção desses espaços.
Com isso, destacou-se como uma ferramenta poderosa de desenvolvimento regional ao promover a gestão integrada, por meio de parceria público-privada, de quatro importantes atrativos turísticos locais: Complexo Cristo Redentor, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Complexo Véu das Noivas.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, comemorou a vitória. “Ganhar esse prêmio da AMM significa que fomos reconhecidos por boas práticas, e o que Poços de Caldas fez na concessão dos atrativos turísticos realmente é um modelo para o estado inteiro. É a única cidade do Brasil com menos de 200 mil habitantes que fez uma concessão total de atrativos turísticos. Então, dessa maneira a gente influencia e convida os outros municípios a visitarem a nossa cidade e ver como ela se transformou. E isso reverbera não só na região de Poços, mas também em municípios de São Paulo. Tivemos o turismo estagnado por muito tempo, e, agora, com esse projeto que foi merecedor deste prêmio da AMM, é uma outra cidade que está crescendo cada vez mais”.
Prêmio
O objetivo da premiação é demonstrar que é possível inovar na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribua para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
As Comissões Julgadoras do Prêmio foram formadas por representantes técnicos da AMM, órgãos do Governo Estadual, instituições acadêmicas e/ou entidades parceiras, envolvendo profissionais atuantes na área de gestão pública municipal.
“Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.
Fonte: Blog do Polli