A Prefeitura de Campinas lançou nesta segunda-feira,06, a Operação Retorno que visa responsabilizar prefeituras que remetam, de modo injustificado, pessoas em situação de rua de outras cidades para Campinas. Poços de Caldas está entre as cidades, segundo a prefeitura.
Além disso, a operação visa intensificar os esforços para restabelecer os laços entre pessoas em situação de rua e seus familiares. Segundo a Prefeitura de Campinas, o projeto será conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e entra em vigor a partir desta terça-feira, 7 de maio.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Ainda segundo a administração municipal de Campinas, a Guarda Municipal já identificou situações envolvendo as prefeituras de Bauru, Bragança Paulista, Hortolândia, Jaguariúna, Limeira, Poços de Caldas, Serra Negra e Valinhos. Todas as situações identificadas já foram remetidas ao Ministério Público para avaliação caso a caso. Haverá um esforço maior para identificar outras cidades, para posterior envio de cada situação à Secretaria Municipal de Justiça, que comunicará o ministério público.
A ação complementa o programa Recâmbio, que já oferece suporte e financiamento para o retorno dessas pessoas às suas comunidades e famílias de origem. Em 2023, 291 pessoas em situação de rua foram beneficiadas.
Com a Operação Retorno, as equipes intensificarão as tentativas de aproximação entre os indivíduos abordados e seus familiares. A ideia é identificar familiares e verificar se eles têm intenção de retomar o vínculo com o parente que está na rua.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas foi procurada para tratar sobre o assunto, mas até o momento desta publicação não se pronunciou sobre o caso.