ONDA POÇOS

Poços de Caldas é autuada em fiscalização do uso de recursos hídricos

Compartilhe nas redes sociais

Como divulgado no fim de semana, Poços de Caldas foi alvo da fiscalização do uso de recursos hídricos. Ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Militar de Meio Ambiente e denominada de operação Especial 001 Recursos Hídricos. Além de Poços, outras 25 cidades foram fiscalizadas. O jornalismo da Onda Poços entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apara apurar o resultado da fiscalização em Poços de Caldas.

Nesta segunda-feira,25, a assessoria de comunicação da Semad, retornou ao contato. Segundo a Semad, foram aplicados quatro autos de infração nas cidades de Caldas, Andradas, Poços de Caldas e Varginha. Informou ainda que, no total, as multas aplicadas nestes municípios somam-se R$ 92.795,38.

Ainda conforme a Semad, as infrações constatadas dizem a respeito à irregularidades como; instalar, construir, testar, funcionar, operar ou ampliar a atividade efetiva ou potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente sem a devida licença ambiental- relacionada a atividades como “horticultura (floricultura, cultivo de hortaliças, legumes e especiarias horticulturas)” e “culturas anuais, semiperenes e perenes, silvicultura e cultivos agrossilvipastoris, exceto horticultura”; construir ou utilizar barragens sem a respectiva outorga; iniciar atividades de consumo de produto ou subproduto da flora nativa ou plantada, sem o respectivo cadastro ou registro no órgão ambiental, conforme previsto na legislação (lenha utilizada em fornalha; o consumo está relacionado à atividade de “fabricação de aguardente”).

Os resultados da operação em todos os municípios ainda são parciais, tendo em vista que os autos de fiscalização e de infração estão sendo finalizados.

Denúncia

Diversos canais de denúncias ambientais são disponibilizados e sociedade pode ajudar a monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais. A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto:

http://www.meioambiente.mg.gov.br/-denuncia-ambiental-solicitar-fiscalizacao-ambiental

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb