Durante visita a Poços de Caldas, a delegada e Deputada Estadual, Sheila Oliveira, anunciou a indicação da Sala de Depoimento Especial que será instalada na unidade para evitar o processo de revitimização a que crianças e adolescentes vítimas de violência ou abuso muitas vezes são submetidos.
O depoimento especial consiste em uma técnica mais humanizada de escuta judicial de crianças e adolescentes, realizada por equipe multidisciplinar.
A sala fará com que crianças e adolescentes sejam ouvidos apenas uma vez, sempre de forma lúdica e com gravação do depoimento para que as vítimas não precisem reviver momentos de dor e sofrimento quando questionadas por outras instâncias.
Conforme a Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm o direito de serem ouvidos em processos judiciais ou administrativos que lhes dizem respeito.
Além disso, têm o direito de serem protegidos de sofrimento durante a audiência, a qual na maioria dos casos mostra-se primordial, já que o depoimento da vítima é a forma mais eficaz de responsabilizar o agressor.
A Lei Federal 13.431/2017 estabeleceu um sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Foram criados dois tipos de procedimento: a escuta especializada, que ocorre nos serviços de saúde e assistência social onde o menor é atendido; e o depoimento especial, no qual a vítima e/ou testemunha relata o que aconteceu a um profissional capacitado do Judiciário, seguindo um protocolo de entrevista, em um ambiente acolhedor.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: