A tradicional Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama teve início nesta quarta-feira (1º) em Poços de Caldas. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância do cuidado, do diagnóstico precoce e da prevenção — medidas fundamentais para salvar vidas.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Como símbolo da campanha, o Cristo Redentor será iluminado na cor rosa, reforçando a mobilização da cidade em torno dessa causa, que ano após ano promove informação e incentivo ao autocuidado.
Ao longo de outubro, a Atenção Primária à Saúde realizará atividades de orientação, rodas de conversa e distribuição de materiais educativos.
O Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CAESMC) também terá programação especial, com foco na orientação e prevenção.
O secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso, comentou: “O Outubro Rosa é muito mais do que uma campanha, é um movimento de conscientização e valorização da vida. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais, por isso estamos aqui hoje para reforçar esse alerta às mulheres, oferecendo não apenas informação, mas também acolhimento, respeito e cuidado em cada etapa desse processo.”
O secretário adjunto de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta, também reforçou a importância da iniciativa:
“Apoiar essa campanha significa cuidar com responsabilidade, respeito e humanidade, incentivando cada mulher a se prevenir e valorizar sua vida.”
A gerente do CAESMC, Lucimara Siqueira, destacou:
“O Outubro Rosa nos lembra que cuidar da saúde é um gesto de amor e de responsabilidade. Aqui no CAESMC, nosso compromisso é oferecer acolhimento, informação e acompanhamento especializado, para que cada mulher se sinta amparada e incentivada a realizar seus exames de prevenção. Essa campanha é um convite para que todas priorizem sua saúde e sua qualidade de vida.”
Neste ano, a campanha recebe reforço importante: o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a realização de mamografias. Mulheres a partir de 40 anos podem realizar o exame quando, em avaliação médica, forem identificadas a necessidade e os benefícios do procedimento, conforme protocolo do MS.
Outra medida é a alteração da faixa etária para o rastreamento ativo, quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite, que antes era de 69 anos, passará a ser de 74 anos.
Sobre o câncer de mama:
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Ele se desenvolve a partir da multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor que pode invadir tecidos vizinhos e se espalhar para outras partes do corpo (metástase).
O ponto principal é que quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, maiores são as chances de cura.