Pesquisar
Pesquisar
Home Destaques

Poços de Caldas conquista maior pontuação da história no ICMS Patrimônio Cultural

28/07/2022
in Destaques, Geral, Notícias
395 4
0
Poços de Caldas conquista maior pontuação da história no ICMS Patrimônio Cultural
Compartilhe nas redes sociais

Foi divulgado nessa semana, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a pontuação definitiva de Poços de Caldas no Programa ICMS Patrimônio Cultural do Governo de Minas Gerais. Com 21,66 pontos, a cidade ficou em 1º lugar da Microrregião, se destacando em 39º lugar dentre os 853 municípios do estado, sendo o melhor resultado obtido desde o início de sua participação.

Comparado à primeira vez que a cidade participou do programa, em 1996, o acréscimo na pontuação foi de 441,5%. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 9,23%.

De janeiro a junho de 2022, a cidade recebeu R$ 215.384,44 até o momento. Um grande aumento em ralação ao ano de 2021, cujo total anual destinado pelo ICMS Patrimônio Cultural foi de R$ 259.911,58, comprovando o crescimento do município no programa.

A pontuação se deve às ações realizadas pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente durante o ano de 2021. Dentre as atividades que colaboraram para a pontuação no ICMS Patrimônio Cultural estão a elaboração do Diagnóstico do Plano Municipal de Educação para o Patrimônio e Plano de Ação de 2022 a 2024; a criação do Manual do Proprietário de Bens Imóveis Protegidos; a elaboração do Dossiê de Tombamento do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza; o envio de relatórios de acompanhamento de obras de restauro do Casarão do Conde Prates e do Chalé Frayha; desenvolvimento de ações de Educação Para o Patrimônio como palestras para funcionários de empreiteiras de obras de reforma de bens protegidos; palestras para escolas das redes públicas e privadas estadual (alunos e docentes); formação para novos conselheiros do CONDEPHACT e servidores municipais; acompanhamento do plano de salvaguarda do bem registrado Festa de São Benedito de Poços de Caldas, entre outras.

Dentre os critérios estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas obteve avaliação máxima nos quesitos Inventário do Patrimônio (2 pontos), Registros (2 pontos) e Educação Para o Patrimônio e Difusão (2 pontos). A cidade ainda pontou acima da média na área de Proteção e Salvaguarda (Tombamentos) – 10 pontos.

O Secretário Municipal de Planejamento, Antonio Carlos Alvisi e a coordenadora da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento – DPCT, a arquiteta Lícia Perote de Almeida, comemoraram a conquista histórica do município e destacaram a importância desses recursos para os investimentos no setor de patrimônio cultural. “Sabemos a importância de preservar a história de nossa cidade e entendemos que quanto mais investirmos nos nossos bens protegidos, maior será o recurso destinado pelo Programa ICMS Patrimônio Cultural ao município”, afirmou Lícia.

O Secretário Alvisi, agradeceu à Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria Municipal de Cultura pelas importantes parcerias. O Diretor do Departamento de Meio Ambiente Joelmar Lucas de Andrade parabenizou a equipe do setor de Patrimônio que mais uma vez superou os desafios impostos pela pandemia e enalteceu o trabalho realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – CONDEPHACT, que é órgão responsável pelo suporte e manifestação sobre as ações propostas pela equipe da DPCT.

Confira a pontuação de 1996 a 2023:

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/GMK3nBufyJn2OIzELLzyb5

Tags: Patrimôniopoços de caldas
Previous Post

Anvisa cria Comitê Técnico da Emergência para Varíola dos Macacos

Next Post

Redução no preço da gasolina é anunciada pela Petrobras

Related Posts

Município do Sul de Minas deve indenizar pedestre que se machucou em calçada
Destaques

Município do Sul de Minas deve indenizar pedestre que se machucou em calçada

25/11/2025
2.7k
Evento beneficente em prol de hamburgueria que pegou fogo em Poços será realizado neste sábado (29)
Destaques

Evento beneficente em prol de hamburgueria que pegou fogo em Poços será realizado neste sábado (29)

25/11/2025
2.9k
Após novos atrasos de salários, médicos anunciam paralisação de atendimentos na Santa Casa de Poços
Destaques

Após novos atrasos de salários, médicos anunciam paralisação de atendimentos na Santa Casa de Poços

25/11/2025
3.1k
Motocicleta é localizada antes mesmo de furto ser percebido em Poços de Caldas
Destaques

Motocicleta é localizada antes mesmo de furto ser percebido em Poços de Caldas

24/11/2025
3.3k
Next Post
Petrobras aumenta preço de gasolina e diesel para distribuidoras a partir desta quarta

Redução no preço da gasolina é anunciada pela Petrobras

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG