ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | Cidade tem quatro casos de dengue confirmados e mais de 120 suspeitos neste ano

Compartilhe nas redes sociais

Em Poços de Caldas, a Secretaria de Saúde confirmou neste ano quatro casos de dengue. Segundo a pasta, são 126 casos suspeitos na cidade.

“A gente está dentro de uma margem bem tranquila do que diz o Ministério da Saúde em relação a incidência de casos por 100 mil habitantes. Hoje nós estamos na incidência de dois casos por 100 mil habitantes, uma situação bem favorável”, aponta Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Em 2020, foram 33 casos de dengue em Poços e, destes, 12 foram confirmados, sendo três autóctones, o que significa que a doença já circula em nosso município. Foi registrado um caso de chikungunya no ano passado. Não há registro de caso de zika.

Canais contra o Aedes

O trabalho de visitas domiciliares continua sendo realizado pelos agentes de endemias, observando cuidados para resguardar a saúde, tanto dos servidores, quanto da população, neste momento de pandemia.

Denúncias ou casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, atendimento com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá. Reclamações de terreno sujo são no 3697-2072.

Minas tem 13.125 casos de dengue, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ao todo, 2.242 confirmações ocorreram em um mês, na comparação com o último boletim. Até o momento, o mosquito Aedes aegypti já provocou a morte de quatro pessoas.

Chikungunya e zika

A SES também informou os números das outras duas doenças transmitidas pelo mosquito. Com relação à febre chikungunya, foram confirmados uma morte e 4.729 casos – 522 a mais, se comparado a junho. Já em relação à Zika, o Estado tem 17 registros e nenhuma morte, mesma situação do mês anterior.

O levantamento da pasta revela 8.834 registros ainda estão em investigação. Segundo a SES, somente no ano passado, o território mineiro somou mais de 84,6 mil casos prováveis, com 15 óbitos.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m